EspañolPortuguês

Kéfir de leche de coco - Alternativa al kéfir de leche animal


O kéfir de leite é uma fantástica bebida probiótica para o dia-a-dia, com grandes quantidades de probióticos, vitaminas, minerais e proteínas. No entanto, e apesar da fermentação eliminar uma quantidade significativa de lactose (os grãos de kéfir alimentam-se da mesma), algumas pessoas sentem os efeitos dessa lactose. Para certas pessoas, esses efeitos podem traduzir-se em gases apenas, mas para outros poderá resultar em casos graves de diarréia. Nenhum dos casos é de todo agradável, podendo ser causa de uma aversão ao kéfir de leite.

 

Mas nada está perdido! Existe uma alternativa com leite vegetal.

A opção mais óbvia é beber kéfir de água, a fermentação ocorre em água, ao invés de leite e os grãos de kéfir alimentam-se de açúcar. Desta forma, obtém-se uma bebida gasosa e doce  e que tem menor quantidade de probióticos, mas com os mesmos benefícios do kéfir de leite.

Porém esta não é a única solução, existem alternativas lácteas que podem ser utilizadas. Os leites vegetais mais  utilizados são os leites de frutos secos (amendoa, nozes…). Talvez o leite de coco seja o menos utilizado, mas tem muitos usos e um sabor incrível. Do coco poderá usar tanto o leite como a água, em breve publicaremos como fazer kéfir de água com água de coco.

O que é o leite de coco?

O leite de coco é obtido fundamentalmente, ao ralar a "carne" do coco. A cor e o sabor do leite derivam do alto teor de óleo de coco (gordura saturada) que este possui.

Tradicionalmente, o leite de coco obtém-se ao ralar a "carne" do coco e misturá-la com uma pequena quantidade de água de coco, de forma a dluir um pouco da gordura da carne. (Fonte)

Leite de coco (Fuente: Wikipedia)

Como fazer kéfir de leite de coco?

O proceso é muito fácil e não muito diferente do processo de fermentação do kéfir de leite animal. Apenas terá que fazer algumas experiências e ajustar a fórmula para conseguir aproveitar da melhor forma os seus grãos de kéfir.

1. Prepare o seu Kefirko e os grãos de kéfir de leite.

2. Ponha os grãos dentro do seu Kefirko junto com o leite de coco.

3. Misture tudo com o plaito misturador.

4. Feche o seu Kefirko e deixe a mistura fermentar.

5. Depois de 12 horas comece a comprovar o sabor e a consistência. Quando alcançar o sabor e aspecto desejados, já estará pronto para tomar!

Donna Schwenk deu-nos um conselho para poder obter um kéfir de coco mais cremoso e saboroso.

O segredo está em adicionar um pouco de manteiga de coco. A manteiga de coco é feita apenas com a carne do coco. A carne do coco é seca lentamente a baixas temperaturas e é depois moída até se conseguir uma pasta. (Fonte)

DADO IMPORTANTE:

Os seus grãos de kéfir necessitarão de tempo para se adpatarem "à nova realidade". Possivelmente, na primeira ou segunda vez que fizer kéfir de coco o resultado no será tão bom quanto esperava. Isto acontece devido ao facto dos grãos estarem acostumados a outro “ambiente”. Este período de ajuste sempre acontecerá perante qualquer pequena mudança no ambiente de fermentação, como por exemplo pode ser a mudança que sofrem entre estar numa loja e serem postos em leite cru.

Kéfir de leite de coco

Em geral, o kéfir de leite de coco não é tão difícil de preparar. Escusado será dizer que, usar ingredientes de qualidade produzirão resultados com maior qualidade. Por isso recomendamos usar leite de coco orgânico enlatado con pelo menos 8 gramas de hidratos de carbono (alimento para os grãos de kéfir). Dê prioridade a leites sem aditivos, já que estes poderiam danificar os seus grãos de kéfir.

Fontes: 1, 2, 3, 4

5 comentários

  • Teresa

    Olá. Faço Kefir de leite,as vezes de leite de cabra ,que é mais saudável. .Mas os leites de supermercado ,não prestam,e não fazem bem a saude. Vou tentar com leite de coco,espero ter sucesso,porque tive a ver umais vídeo alguém a dizer que os graoseus morreram, mas devem ter sido leite de coco industrialirado. Eu comprei mesmo o coco e vou fazer.

  • Susana Diaz

    ¿ En la preparación de un kéfir de agua cuánto de necesita en la primera fermentación 24 o 48 horas?
    ¿Se puede utilizar estevia en lugar de azúcar? sino se puede ¿cuántas cucharaditas de azúcar ecológico se precisan?
    ¿ si se utilizan frutas deshibratadas en lugar del azúcar cuántas de éstas habría que incorporar al recipiente donde está el kéfir?

    Gracias.

  • Alexandra Monteiro

    Boa tarde,
    depois de entrar na vossa página, verifiquei que também estava em espanhol, fiquei super contente e fiz a encomenda para entregar em Madrid e verifico que afinal só o fazem para Portugal. que pena…

  • Carlos - Kefirko Portugal

    Muito obrigado pela partilha Gustavo!

  • Gustavo

    Bom dia, gostei bastante do preparado.
    Pode passar aqui : https://folhassoltas.blogs.sapo.pt/os-probioticos-sao-nossos-amigos-805
    Vai encontrar os benefícios e outras informações sobre mais produtos probióticos.

Deixar um comentário

Por favor, tenha em conta que os comentários deverão ser aprovados antes de serem publicados.

Liquid error: Could not find asset snippets/spurit_uev-theme-snippet.liquid