EspañolPortuguês

La historia de Kefirko


 

Kefirko é um kit tudo-em-um criado para facilitar preparação do nosso próprio kéfir em casa, mas… como nasceu o Kefirko?

O Kefirko Portugal entrevistou as pessoas que estão por trás deste maravilhoso produto; Marko, Andrej e Urška; que nos contaram como chegaram à ideia de produzir esta ferramenta tão útil e engenhosa.

Se também quer conhecer esta história acompanhe a nossa entrevista:

  

1- Como chegaram a esta idea? O que vos inspirou a desenhar um produto especificamente para facilitar a tarefa da produção de Kéfir caseiro?

O nosso fundador, Marko, fazia o seu próprio kéfir em casa e notava que todo o processo era um pouco desorganizado e complicado. Por isso, começou a pensar qual poderia ser a solução ideal para simplificar a produção. É assim que nasce a ideia do Kefirko. Um jarro de vidro que inclui tudo o que é preciso para poder preparar kéfir em casa: um coador, o próprio jarro de vidro, o palito misturador, a tampa transparente que permite a circulação do ar, etc.… Todos estes elementos são fabricados com materiais aptos para estar em contacto com os nossos alimentos: plásticos livres de BPA e vidro; estes materiais são muito importantes quando trabalhamos com cultivos vivos.

 

 

2- Kefirko é um produto que chega a todo o mundo a partir da Eslovénia, o lugar onde nasceu, como foram os seus primeiros passos?

Kefirko começou como um projecto de Kickstarter, depois de ter sido exaustivamente testado em colaboração com especialistas e académicos sobre quais são as melhores condições para os cultivos vivos. A ideia era transformar o primeiro protótipo num produto, uma ferramenta que pudesse ser utilizada diariamente para produzir kéfir de forma simples. Em 2014 o projecto no Kickstarter foi financiado com bastante sucesso, o que abriu-nos as portas para começar a vendê-lo em todo o mundo.

  

3-O Kit vem acompanhado de uma série de acessórios que ajudam à produção de kéfir, mas sempre me perguntei, porque tem esta forma e não outra?

A forma côncava do jarro de vidro é o resultado de um desenho pensado na funcionalidade. Acreditamos que esta forma permite que o manuseamento do jarro seja mais simples, para além de ser agradável esteticamente.

4- Existem diferentes tipos de probióticos, que podem ser feitos com leite ou vegetais, por isso perguntamos, porque fazer um kit para preparar kéfir e não para outro probiótico ou comida fermentada?

A ideia para o nosso primeiro produto foi baseada na nossa própria experiência enquanto produtores de kéfir. O kéfir é um alimento fermentado cuja origem remete à região do Cáucaso. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais conscientes dos benefícios que a comida feita de forma artesanal pode ter na nossa saúde e bem-estar e o kéfir, definitivamente, é um dos alimentos mais importantes. Temos a esperança que, o produto por si só possa motivar  mais pessoas a preparar kéfir em casa. O nosso segundo produto, que estará disponível durante o ano de 2018, é o Kefirko Cheese Maker, esse Kefirko está pensado para poder preparar queijo de kéfir; para além disso também temos sabonetes feitos com kéfir.  No futuro, podemos assegurar que vamos continuar no campo dos alimentos fermentados e há sempre possibilidade de pensar em novos produtos.

  

5- Ainda há pessoas cépticas ou que não estão dispostas a dar o primeiro passo e começar a tomar kéfir, que conselhos dariam a estas pessoas para motivá-las a produzir e tomar kéfir?

É bom investigar o tema um pouco mais ao pormenor se a pessoa ainda não tomou a decisão de começar a preparar o seu próprio kéfir. No nosso website há uma lista com os todos os benefícios para o nosso organismo do consumo diário de kéfir, especialmente para o intestinos e o sistema digestivo. O kéfir caseIro possui muitos mais probióticos que o comprado nos supermercados, o que é bastante importante. Para além disso, quando o utilizador tem o controlo total sobre a produção, é possível controlar a qualidade dos ingredientes. As pessoas algumas vezes assustam-se ao pensar em fazer kéfir em casa porque os cultivos estão vivos e necessitam de uma série de cuidados. Mas com Kefirko, uma vez que preparar o kéfir é muito mais simples e divertido, fazer kéfir rapidamente converte-se numa rotina diária.

  

6- Como outros produtos de sucesso criados por criativos emprendedores, Kefirko uniu-se ao Kickstarter, porque esta plataforma e não outra?

Kickstarter é a maior plataforma de financiamento colectivo e com a qual se pode alcançar um grande número de pessoas, por isso realmente não pensámos em nenhuma outra opção, foi a nossa primeira e única escolha. É também uma forma de testar o mercado e comprovar se o produto é algo que as pessoas gostariam de comprar. Felizmente, a reacção da comunidade foi muito positiva.

7- Podem falar-nos um pouco sobre a vossa experiência no Kickstarter? Quais foram os aspectos mais positivos e que destacariam?

Esta é a nossa segunda experiência com o Kickstarter. Ambas foram muito importantes. A primeira vez foi um pouco mais difícil, já que era o nosso primeiro contacto com o mercado. Não tínhamos uma grande comunidade que nos apoiasse e tivemos que trabalhar muito para obter o financiamento que precisavamos para o projecto. Trabalhamos um pouco mais no segundo projecto, mas já sabíamos o que iríamos encontrar. Já existia uma comunidade que nos tinha apoiado no primeiro projecto e estavam expectantes pelo seguinte. Podemos dizer que o aspecto mais importante do Kickstarter é a comunidade. Devemos ter uma mente aberta e estar preparados para comunicar com as pessoas que nos vão apoiar.

  

8- Como empreendedores que são, poderiam incentivar outras  pessoas para que sigam os vossos passos? Que conselhos dariam a outros empreendedores?

Se alguém tem uma boa ideia e está preparado para trabalhar duro, no há limites. Este é um bom método para testar o mercado e comprovar se há potencial para os vossos produtos ou ideias, apenas têm que trabalhar muito para dar a conhecer essas ideais e chegar à maior quantidade de pessoas possível.

Em nome de toda a equipa do Kefirko Portugal, queremos agradecer ao Marko, ao Andrej e à Urška por dedicar um pouco do seu tempo e conceder-nos esta oportunidade de poder conhecer um bocadinho melhor o Kefirko e a sua história. Muito obrigado!

 

Se quiser ter o seu próprio Kefirko viste a nossa loja online.

0 comentários

  • O seu comentário foi partilhado com sucesso! Obrigado!

Deixar um comentário

Por favor, tenha em conta que os comentários deverão ser aprovados antes de serem publicados.

Liquid error: Could not find asset snippets/spurit_uev-theme-snippet.liquid