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Suero de kéfir: Una bebida rica en proteínas


 

O soro (em inglês whey) do leite é um produto secundário da produção de queijo. É um líquido de cor translúcida que pode ser observado quando o kéfir coalha.

Também pode ser visto durante a preparação do kéfir, quando por vezes, acontece uma separação visível entre o kéfir e o soro do leite durante a fermentação. Isto normalmente acontece quando a temperatura ambiente está alta e os grãos de kéfir estão muito activos, ou se a fermentação ocorre durante mais tempo. No entanto, esta não é a melhor forma de obter o soro.

Para se conseguir mais soro, deve-se coar o kéfir durante algumas horas. Preferencialmente durante toda a noite no frigorífico. Desta maneira irá obter um queijo cremoso que poderá usar em várias receitas. A forma mais prática e simples de saborear esse queijo é adicionar algumas ervas aromáticas e especiarias e barrá-lo no pão.

Superalimento cheio de proteínas

Bem sabemos que o soro do leite é rico em proteínas, particularmente em α-lactoalbumina e β-lactoglobulina, bem como de albumina bovino e imunoglobulina. Contém também vitaminas e minerais, com um teor de gorduras muito baixo. Quando o soro é derivado do kéfir, não contém lactose porque esta desaparece quase por completo (99%) durante a fermentação do kéfir.

Devido a esse elevado valor proteico, o soro de leite é muito usado no desporto em geral, e particularmente no bodybuilding, como suplemento nutricional tendo em vista o aumento de massa muscular. É o chamado whey protein – um pó derivado do soro do leite.

São inúmeros os benefícios do consumo da proteína do soro do leite:

A proteína do soro do leite ajuda na construção de massa muscular e na perda de gordura corporal. Quando consumimos proteínas, estas proporcionam uma sensação de saciedade mais prolongada e isso leva a um consumo mais reduzido de calorias ao longo do dia.

Num estudo publicado pelo International Dairy Journal, investigadores descobriram que o consumo diário do soro do leite produziria uma redução de mais de seis pontos na tensão arterial média de homens e mulheres com problemas de tensão (sistólica ou diastólica) alta.

Outros estudos demonstraram também que as proteínas presentes no soro do leite podem ajudar a potenciar os tratamentos de algumas doenças. 

Como o podemos consumir?

O soro de leite poderá ser processado de forma a que se obtenham queijos, como a ricota ou manteiga de soro de leite. Por outro lado, sugerimos também a sua utilização em receitas de pão ou sobremesas no forno, tais como, bolachas, madalenas ou crepes. Na maior parte dos casos, é utilizado como substituto do leite magro.

A forma mais fácil de incorporar o soro à sua dieta, é misturá-lo com as suas bebidas diárias, como os batidos, por exemplo. Adicione algumas frutas ou ervas aromáticas para dar mais sabor e voilá! Uma super bebida deliciosa e refrescante.

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