EspañolPortuguês

Prepara Kombucha Casera con el Kefirko


O Que é o Kombucha?

O Kombucha ou o “chá da vida” é uma bebida fermentada, feita com chá preto ou chá verde, açúcar ou mel e o scoby de kombucha. A história desta bebida remonta há mais de 2000 anos e ganhou popularidade pelos inúmeros benefícios à saúde, pelo seu poder energético e pelas suas propriedades antimicrobióticas.

Ultimamente tem ganho ainda mais popularidade, não apenas entre os apreciadores de alimentos orgânicos, mas também já começa a estar presente nas prateleiras dos supermercados generalistas em vários sabores.

Preparar Kombucha en casa

Benefícios do Kombucha

O Kombucha é rico em probióticos, por isso, tem todos os benefícios associados a outros fermentados, como o kefir, ou o chucrute. Além de alguns benefícios específicos do kombucha.

  • Valor probiótico
  • Propriedades antimicrobióticas
  • Detox
  • Estimula o sistema imunológico
  • Poder energético

O kombucha é um excelente substituto dos refrigerantes ou sumos embalados, uma vez que tem níveis de açúcar muito baixos, mas ao mesmo tempo mantém a efervescência e o sabor adocicado de um refrigerante.

Como preparar Kombucha em casa

Fermentar kombucha em casa é bastante simples e tem sido feito à séculos. Portanto, se quer poupar bastante dinheiro, ter controlo total sobre os ingredientes e a fermentação e poupar o ambiente de embalagens descartáveis, prepare o seu próprio kombucha caseiro.

Vai precisar de:

  • Scoby
  • 100ml de Kombucha fermentado anteriormente
  • Chá preto ou chá verde
  • Açúcar ou mel q.b.
  • Jarro com tampa ou Kit Kefirko Big Jar

Receita de Kombucha

                                                                                          Kombucha Kefirko

O primeiro passo é fazer o chá. Ferva uma chávena de chá de água e junte 2 saquetas de chá verde ou preto, ou 2 colheres de sopa de chá verde ou preto. Deixe o chá arrefecer e adicione o açúcar ou o mel (se quiser preparar kombucha jun). Coloque o chá num jarro e dissolva-o em 1 litro de água. Adicione 100ml de kombucha fermentado anteriormente e o scoby de kombucha. Finalmente, deixe o kombucha fermentar a temperatura ambiente durante 4-7 dias. É importante, especialmente durante as primeiras fermentações, experimentar o seu kombucha durante a fermentação para saber o ponto de fermentação que mais lhe agrada.

Notas Importantes

Prepare o seu kombucha com ferramentas e recipientes esterilizados. Tal como todas as outras bebidas e comidas fermentadas, é fundamental utilizar utensílios bem limpos e ter as mãos lavadas. Neste caso, com uma cultura viva como o kombucha, isso é ainda mais importante, visto que a presença de certas impurezas podem significar a contaminação total do scoby. O kombucha pode também ter uma segunda fermentação, já sem o scoby. Coloque o kombucha numa garrafa com fecho hermético, adicione as suas frutas preferidas e deixe fermentar por mais 1 ou 2 dias. Sirva bem fresco!

Poderá interessar-se por:

0 comentários

  • O seu comentário foi partilhado com sucesso! Obrigado!

Deixar um comentário

Por favor, tenha em conta que os comentários deverão ser aprovados antes de serem publicados.

Liquid error: Could not find asset snippets/spurit_uev-theme-snippet.liquid