EspañolPortuguês

Kéfir de Água


O refrigerante que faz bem!

O kéfir de água é uma bebida probiótica feita com grãos de kéfir e que fermenta água açucarada, sumos ou água de coco. Os grãos de kéfir de água são uma cultura viva, um aglomerado de bactérias boas e fermentos que vivem harmoniosamente numa relação simbiótica.

Para obter um bom kéfir de água, apenas terá de utilizar os grãos de kéfir, água e açúcar. Devido ao processo de fermentação, é levemente gaseificado, ácido e contém um volume muito baixo de álcool. O kéfir de água contém menos estirpes de bactérias que o kéfir de leite, mas é igualmente benéfico para a saúde e uma excelente bebida probiótica. É consideravelmente mais fácil de fazer que a kombucha, oferecendo os mesmos benefícios para o sistema digestivo e permite uma infinidade de aromatizações. Para a sua produção recomenda-se que utilize açúcar mascavado ou frutas desidratas (tâmaras, ameixas secas, figos secos, etc.), estas contêm os nutrientes necessários à fermentação e dão sabor ao kéfir.

A preparação e manutenção do kéfir de água é bastante simples. É essencial que fermente pela primeira vez por um período mínimo de 48 horas, a partir daí, quanto mais tempo deixamos o kéfir na água, mais o açúcar fermenta e mais ácido ficará o kéfir. Não é recomendável que fermente por mais do que 4 dias, pois os grãos poderão danificar-se permanentemente.

Idealmente, os grãos devem ser fermentados tanto quanto possível, no entanto, quando não estiver a fermentar, poderá manter os grãos no frigorífico por até 2 semanas. Basta deixá-los a repousar numa solução de água com açúcar.

O consumo regular de kéfir de água, proporciona um fortalecimento significativo do seu sistema imunológico, regula o trânsito intestinal e ajuda a prevenir doenças de vários tipos. O kéfir de água é também um amigo no combate a problemas de pele como a acne, eczemas ou alergias. Combate a depressão, a insónia e todos os problemas de saúde a estas associadas. Alguns estudos indicam também que o kéfir de água tem uma particular função anti-inflamatória e antibiótica. Em suma, este é um alimento bastante completo, que pode fazer parte da sua dieta de uma forma fácil e deliciosa, contribuindo para o seu bem-estar e qualidade de vida!

  


COMO FAZER KÉFIR DE ÁGUA

primer paso - como hacer kefir de agua

1. Introduza os grãos de kéfir de água dentro do recipiente de vidro e adicione água fresca até à marca superior no exterior do recipiente. Adicione açúcar e/ou fruta desidratada. O coador serve como medida para a quantidade de tíbicos. Isto é, vire o coador ao contrário (a tampa deverá estar enroscada) e encha-o com tíbicos para preparar até 0,6L de kéfir de água.

segundo paso - como hacer kéfir de agua

2. Desenrosque ligeiramente a tampa do recipiente para permitir que o ar circule de forma adequada, o que ajudará à fermentação. Deixe a mistura repousar à temperatura ambiente durante aproximadamente 24h.

tercer paso - como hacer kéfir de agua

3. Após concluído o processo de fermentação (mais ou menos 24h), já pode utilizar o espremedor, este acessório deve ser acoplado à tampa, para espremer o sumo da sua fruta preferida diretamente sobre o kéfir de água.

cuarto paso - como hacer kéfir de agua

4. Depois de adicionar o sumo, este é o momento ideal para servir o kéfir de água utilizando o coador enroscado ao recipiente. O coador foi desenhado de forma a que ao verter suavemente o kéfir, os grãos permaneçam dentro do recipiente, separando-se assim do kéfir de água preparado.

Poderá interessar-se por:


CONSELHOS PRÁTICOS

medir kefir de agua
QUANTOS GRÃOS UTILIZAR

A quantidade de grãos de kéfir a utilizar varia de acordo com a temperatura ou gosto de cada um. A nossa recomendação é que utilize o coador – virado ao contrário com a tampa enroscada, como medida, sendo que uma medida completa é suficiente para obter aproximadamente 0,6L de kéfir de água.

segunda fermentacion
SEGUNDA FERMENTAÇÃO

Para um kéfir mais gasoso, depois das primeiras 48 horas, deverá separar o kéfir dos grãos com o coador do Kefirko e engarrafá-lo numa garrafa de vidro. Preferencialmente de estilo flip-top e abrir a rolha ao longo do dia, de forma a aliviar a pressão. Caso não o faça existe o risco real de que a garrafa exploda!

como conservar granulos kefir
COMO CONSERVAR OS GRÃOS DE KÉFIR QUE SE REPRODUZEM EM EXCESSO

Poderá preparar um novo cultivo de kéfir ou conservar esses grãos. Para que se conservem adequadamente durante um período de tempo curto (até 7 dias), mantenha-os num frasco pequeno e adicione um pouco de leite. Quando o objectivo é armazená-los durante um período de tempo mais longo, devem ser mantidos no frigorífico dentro de um frasco com água e um pouco de açúcar.

compartir kefir
PARTILHE O SEU EXCEDENTE

Os grãos de kéfir estão em constante crescimento e multiplicam-se. Por esse motivo, é comum que se partilhem os excedentes entre os amantes de kéfir. Meça os seus grãos periodicamente, utilizando a medida da tampa e ofereça os excedentes à comunidade do kéfir. A Kefirko recomenda uma visita ao website kefirhood.com, um ponto de encontro para a partilha de grãos de kéfir de leite ou de água entre pessoas de uma mesma zona geográfica.


Partilhe os seus excendentes de grãos de kéfir

 

comprar kefirko
Liquid error: Could not find asset snippets/spurit_uev-theme-snippet.liquid