EspañolPortuguês

Kéfir de Leite


Kéfir, alimente-se de vida!

O Kéfir de leite é uma bebida fermentada, originária do Cáucaso, que é mais habitualmente produzida a partir de leite de vaca, cabra ou ovelha (mais abaixo falaremos sobre o kéfir de leite com leite de coco). O kéfir é uma excelente fonte de cálcio, proteínas e é mais conhecido por ser rico em probióticos. Embora o kéfir de leite e o iogurte sejam bastante parecidos, existem diferenças significativas entre os dois

O kéfir é mais rico em valor nutricional do que o iogurte, tem menos lactose e é formado por um conjunto de mais de 30 tipos diferentes de lactobacilos. O kéfir tem um sabor mais ácido e ligeiramente gaseificado, devido ao dióxido de carbono resultante da fermentação. Por outro lado, o kéfir é produzido à temperatura ambiente. Os grãos fermentam o leite durante 24 horas, permitindo que a bactéria fermente a lactose (o açúcar natural do leite) e a transforme em ácido láctico. Após a fermentação de uma produção, os grãos já estão prontos para fermentar outra dose de kéfir. Para isso basta separar os grãos do kéfir líquido e reiniciar o processo. Este ciclo pode ser levado a cabo indefinidamente, uma vez que os grãos de kéfir crescem e reproduzem-se durante a fermentação.

O kéfir, pode e deve ser produzido em casa para um melhor aproveitamento de todos os seus benefícios. No entanto, importa relembrar que essa produção deve ser feita com os utensílios adequados e devem ser seguidos todos os conselhos de armazenamento e manutenção dos graõs. Acredita-se que a palavra kéfir, tenha origem na palavra turca “Keyif” que significa “bem-estar”. Isto deve-se a uma maior sensação de saúde e bem-estar físico e mental dos indivíduos que consumiam kéfir com regularidade.

O kéfir é rico em vitaminas do complexo B e K, para além do enorme espectro de probióticos, da alta percentagem de proteína (whey), os muitos amino-ácidos (nos quais se incluem os BCAA), contém também ácido fólico e cálcio.

Os inúmeros benefícios do kéfir, manifestam-se acima de tudo na regulação do trânsito intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico. O consumo regular de kéfir, ajuda a aliviar todos os tipos de desarranjos intestinais. Promove também uma maior capacidade de absorção dos nutrientes dos alimentos. Para além de uma extensa lista de outros benefícios que poderá consultar AQUI.

 


  

COMO FAZER KÉFIR DE LEITE

primer paso - como hacer kéfir de leche

1. Introduza os grãos de kéfir no recipiente de vidro e adicione a quantidade suficiente de leite – recomendam-se as marcas exteriores como referências para a preparação de uma dose (marca inferior) ou duas doses (marca superior) de kéfir.

segundo paso - como hacer kéfir de leche

2. Desenrosque ligeiramente a tampa do recipiente, para permitir que o ar circule de forma adequada, o que ajudará à fermentação. Deixe a mistura repousar à temperatura ambiente durante aproximadamente 24h. Uma solução mais densa indica que foi concluída a primeira fermentação.

tercer paso - como hacer kefir de leche

3. Depois de feita a primeira fermentação (mais ou menos 24h), recomendamos que retire a tampa e o coador, para mexer suavemente o kéfir produzido. Desta forma conseguirá verter a mistura mais facilmente.

quarto paso - como hacer kefir de leche

4. Depois de estar tudo bem misturado, volte a enroscar o coador e já pode servir o kéfir. O coador foi desenhado de forma a que ao verter suavemente o kéfir, os grãos permaneçam dentro do recipiente, separando-se assim da parte líquida.

Poderá interessar-se por:


Para Vegans!

A nossa experiência com o kéfir de leite de coco

Como vimos, o kéfir de leite é uma bebida fantástica, com elevadas quantidades de probióticos, vitaminas, minerais e proteínas. No entanto, apesar da fermentação “eliminar” a maior parte da lactose do leite (os grãos de kéfir alimentam-se dessa lactose), muitos continuam a sentir os efeitos da lactose remanescente do kéfir.

Para essas pessoas e também para aqueles que optam por uma dieta sem recurso a alimentos de origem animal, existe uma excelente alternativa ao kéfir de leite tradicional. O kéfir de leite de coco, é uma opção muito saudável e saborosa. Feito de água e polpa de coco frescas, pode facilmente ser produzido em casa e é conhecido pelos inúmeros benefícios à saúde.

Para fazer kéfir de leite de coco, poderá então usar o leite de coco feito em casa ou comprado. Caso prefira utilizar o leite de coco comprado, lembre-se de dar preferência a marcas biológicas e produtos sem adição de açúcares e conservantes. A nossa recomendação é que utilize leites de coco com pelo menos 8gr de hidratos de carbono (por 100gr de produto), de forma a garantir que o kéfir tenha alimento suficiente.

 

Como fazer kéfir de leite de coco?

Embora existam muitas dúvidas à volta deste assunto, a produção do kéfir de leite de coco é bastante simples:

  1. Separe 2-3 colheres de sopa de grãos de kéfir de leite e 250ml de leite de coco.
  2. Junte os grãos e o leite de coco no seu Kefirko
  3. Mexa os dois ingredientes com o palito misturador do Kefirko ou com uma colher não-metálica.
  4. Tape e deixe fermentar à temperatura ambiente e afastado de luz solar directa
  5. Após 12 horas de fermentação, comece a verificar o gosto e a textura da bebida. Assim que atingir o sabor e a consistência desejados, verta através do coador e bom proveito!

    CONSELHOS PRÁTICOS

    medir kéfir de leche
    QUANTOS GRÃOS UTILIZAR

    A quantidade de grãos de kéfir a utilizar varia de acordo com a temperatura ou gosto de cada um. A parte superior da tampa do Kefirko tem uma medida. Genericamente, recomendamos que essa medida esteja “a meio” para uma dose de kéfir e cheia para duas doses.

    segunda fermentacion
    SEGUNDA FERMENTAÇÃO

    Cubra com uma tampa hermética o copo ou o recipiente no qual está o kéfir e deixe-o repousar durante um dia no frigorífico, para completar a segunda fermentação. Este processo vai adicionar o espectro completo de probióticos ao seu kéfir enquanto é conservada a frescura para o dia seguinte.

    como conservar granulos kefir
    COMO CONSERVAR OS GRÃOS DE KÉFIR QUE SE REPRODUZEM EM EXCESSO

    Poderá preparar um novo cultivo de kéfir ou conservar esses grãos. Para que se conservem adequadamente durante um período de tempo curto (até 7 dias), mantenha-os num frasco pequeno e adicione um pouco de leite. Quando o objectivo é armazená-los durante um período de tempo mais longo, devem ser mantidos no frigorífico dentro de um frasco com água e um pouco de açúcar.

    compartir kefir
    PARTILHE O SEU EXCEDENTE

    Os grãos de kéfir estão em constante crescimento e multiplicam-se. Por esse motivo, é comum que se partilhem os excedentes entre os amantes de kéfir. Meça os seus grãos periodicamente, utilizando a medida da tampa e ofereça os excedentes à comunidade do kéfir. A Kefirko recomenda uma visita ao website kefirhood.com, , um ponto de encontro para a partilha de grãos de kéfir de leite ou de água entre pessoas de uma mesma zona geográfica.

     


    Partilhe os seus excedentes de grãos de kéfir

    Liquid error: Could not find asset snippets/spurit_uev-theme-snippet.liquid